Your journey: Home > dicas dos profissionais

DICAS DOS PROFISSIONAIS

 

Você chegou ao Centro de Conhecimento de cuidados com o carro. A informação abaixo é útil e ajudará você a entender a importância dos cuidados com a superfície automotiva e como os produtos Meguiar’s podem ajuda-lo a manter o seu carro sempre brilhando.

  

Obtenha respostas dos especialistas através do e-mail meguiarsbrasil@mmm.com

Segredos dos Profissionais – Veja o Passo-a-Passo

Os profissionais entendem a necessidade de seguir cada um dos passos abaixo:

 

1. LAVAGEM

Para a pintura automotiva, lavagem e limpeza não são a mesma coisa. embora pareçam semelhantes, tratam-se de procedimentos imensamente diferentes. a LAVAGEM retira os conaminantes soltos como poeira, barro de estrada e excrementeos recentes de pássaros. Abordaremos a limpeza na Etapa 2.

Um erro comum é considerar o detergente usado para lavar louças seguro para lavar carros. Absolutamente não! Os detergentes são formulados para eliminar tudo da superfície, deixando-a totalmente limpa. Uma pintura limpa dessa maneira não tem proteção.  Com o uso continuado, os detergentes para louças retiram tudo da tinta, inclusive cera, silicone e polímeros. Depois disto, removem os óleos que fazem com que a tinta tenha durabilidade, o que na verdade acelera o proceddo de oxidação.

Todos os produtos Meguiar's® para a lavagem do automóvel têm pH balanceado e são formulados especialmente para melhorar a aparência e a proteção da tinta automotiva.

2. LIMPEZA / PREPARAÇÃO

A limpeza ou preparação da superfície remove as sujeiras mais difíceis, aderidas à superfície da pintura como manchas, marcas e oxidações.

Após lavar o automóvel, passe a ponta dos dedos sobre a superfície. você consegue sentir a aspereza através da leve trepidação em sua pintura? Se isso acontecer é porque há contaminantes aderidos à superfície.

Geralmente essa contaminação é perceptível em superfícies horizontais do carro, mas também é possível notar pontos escuros / partículas na parte traseira e inferior de carros com cores claras. Com o passar do tempo, estes contaminantes aumentam a opacidade da tinta e roubam o brilho do seu carro.

Felizmente o Kit Quik Clay da Meguiar's® permite a remoção, de modo seguro e fácil, dos contaminantes presentes na superfície do veículo. O produto não é apenas para uso profissional.

Para realizar a operação é fácil: basta usar metade da Pasta Quik Clay presente no Kit, modelando-a ára que fique na forma de uma panqueca. Coloque-a nas pontas dos dedos (trabalhando numa superfície lavada e seca, é claro!) e movimente-as lentamente para trás utilizando como lubrificante o produto Tok Final (Quik Detailer ™) da Meguiar's® , que também acompanha o Kit. A Pasta Quik Clay agarra e remove com suavidade todos os contaminantes aderidos, deixando a superfície lisa como o vidro.

3. LUSTRO

O lustro é uma etapa opcional e é diferente do enceramento. O único objetivo do lustrador é o de criar uma superfície de alto brilho. Para os entusiastas dos salões de automóveis obcecados em obter reflexos perfeitamente nítidos, a etapa do lustro é indispensável. Para remover os últimos sinais de marcas circulares e maximizar o brilho, a reaplicação do Ultra Composto da Meguiar's® é uma boa solução.

O enceramento é enquadrado sob proteção da pintura que será abordado no Passo 4.

4. ENCERAMENTO / PROTEÇÃO

O enceramento protege a pintura contra os elementos recobrindo-a com uma camada de cera, polímeros, resinas e silicones. Além de proteger, o enceramento realça o lustro para criar brilho, core4s escuras profundas, enriquecidas e proporcionar outros benefícios tais como resistência a gotas de água e de marcas circulares leves dependendo da formulação. Todas as ceras da Meguiar's® são excelentes para o verniz, com opções disponíveis em pasta, líquido ou spray, dependendo de sua s necessidades e preferências. Observe que cada carro e cada proprietário é diferente, assim como o ambiente em que vivem e como tratam do seu veículo. Todas estas variáveis afetam a durabilidade da cera. De forma geral, recomendamos encerar seu carro de 3 a 4 vezes ao ano. Você pode encerar com maior fequência!

5. MANUTENÇÃO

Depois do carro ter sido encerado, a melhor proteção para ele é a atenção regular ou a manutenção de seu acabamento. Independente do seu carro estar parado ou trafegando,  o ambiente é sempre hostil. Tudo o que voa, de um mosquito a um 747, expele contaminantes que estão determinados a aderir e marcar o acabamento de seu carro. Some-se a isto a chuva ácida, os resíduos industriais e os inevitáveis raios UV (a causa número 1 em degradação da pintura). Veja só como seu carro está sendo constantemente atacado. Quanto mais exposto seu carro estiver a estes elementos e quanto mais agressivo for o ambiente em que você vive, maior será o grau de atenção que a pintura requer. Felizmente a Meguiar's® facilitou as coisas para você com nossos produtos de alta performance e fácil aplicação. O Tok Final (Quik Detailer™) e Super Tok final (Ultimate Quik Detailer™) da Meguiar's® permitem a remoção segura e fácil dos contaminantes que ainda não tiveram tempo de aderir à pintura. Estes produtos são os segredos da manutenção entre a lavagem e o enceramento, permitindo aumentar as qualidades protetoras da cera em seu carro.

 

Teste de Avaliação da Superfície da Pintura

Lave e seque o seu carro. Feito isso, passe a ponta dos dedos sobre a superfície da pintura. Você deverá senti-la tão lisa quanto um vidro, caso não esteja, você está sentindo contaminantes que estão aderidos a superfície. Esse problema pode ser resolvido de forma rápida e segura, utilizando uma pasta Clay. Ela deve ser utilizada juntamente com o Tok Final – A3316, para que a superfície fique lisa, livre de seivas de árvores, excrementos de pássaros, etc.

Teste de Proteção

Para determinar se o seu carro tem cera o suficiente para mantê-lo protegido, pegue um pano 100% algodão, limpo e seco e esfregue-o contra a superfície, caso ele não deslize e faça um chiado, ele precisa ser encerado.

Dicas Importantes de Lavagem
Não utilize detergente de lavar louças ou shampoos automotivos muito baratos pois eles podem retirar a proteção da pintura e acelerar a oxidação. Sempre lave o carro na sombra, em local arejado para evitar manchas de água. Inicie o processo de cima para baixo, iniciando no teto e descendo gradativamente.

A Seiva das Árvores

Durante a primavera e o verão as seivas de árvores são dispersadas no ambiente e podem percorrer longas distâncias até aderir a superfície do carro. É difícl de evitar, mas fácil de remover, quando ela ainda está fresca pode ser utlizado um Tok Final – A3316 e quando ela já está aderida a superfície, deve-se utilizar a pasta Clay (G1001) com o Tok Final – A3316.

Dicas de Cuidados com o Pneu
Evite utilizar silicones comuns nos pneus que criam uma película brilhante sobre a superfície contaminada. Eles podem causar descoloração e ressecar o pneu do seu carro. Limpe o pneu e o proteja com uma formula mais fofisticada como o Brilha Pneu Gold Class Endurance – G7516, ele  limpa, dá brilho  e protege em uma única etapa, deixa os pneus com aspecto de novo e não com aparência plástica.

Dicas de Cuidados com as Rodas

Atualmente a maioria das rodas vêm com um verniz que requer cuidados especiais. Não utlize abrasivos ou esponjas sobre essas rodas. A maneira mais segura e efetiva de limpar essas rodas é com o Limpador de Rodas Hot Rims – G9524. Ele não contém ácidos, toxinas ou produtos abrasivos e ainda  remove efetivamente as sujeiras mais diifíceis  como pó de freio e deixa a superfície super brilhante.

Cuidados com o Interior

Protetores comuns de silicone criam uma película sobre a superfície ainda suja e contaminada além de deixar bancos e volantes muito lisos de maneira perigosa. Utilize produtos de limpeza sem silicone e de preferência produtos que limpam, condicionam e protegem em uma única etapa. Você pode o Protetor de Brilho Natural Meguiar’s – G4116. Utilize produtos de cuidados para o couro especiais para couro como o Hidratante de Couro Gold Class G17914. Para outras superfícies como carpetes, estofados, utilize o Acabamento de Interiores Quik Detailer – G13616.

Plásticos Transparentes

Manter plásticos claros é uma tarefa delicada. Esses materiais podem arranhar facilmente e perder o aspecto original da peça. Nós recomendamos o uso do Plast-X G12310 para a remoção de contaminantes e restaurar o aspecto original das peças. Utilizar o produto em superfícies de plástico transparente.